SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

SBT é acusado de fake news com matéria sobre caminhões multados no RS






O SBT veiculou uma reportagem que afirmava que caminhões com donativos ao Rio Grande do Sul estavam sendo multados, sem explicar o motivo, e foi acusado de propagar fake news. Márcia Dantas que está cobrindo a tragédia no RS deu a informação de um motorista teria alegado ter recebido uma multa indevida durante o "Tá Na Hora". 

Com a repercussão negativa da notícia, Márcia Dantas disse que "o jornalismo do SBT" e de sua equipe não são baseados em política. Durante o programa "Chega Mais", Márcia disse que o que foi exibido na reportagem é "muito diferente" de fake news. 

"O SBT não divulga fake news. Nós somos uma emissora em compromisso com a verdade. Estamos aqui para ajudar a população do Rio Grande do Sul [...] Se o nosso jornalismo cometer qualquer erro, nós seremos transparentes", afirmou. 

Depois, a jornalista disse que a ANTT iria "anular a multa indevida". A ANTT informou que "houve casos isolados" de autuação por excesso de peso que não resultarão em multas. Segundo o órgão, de 7.928 veículos, apenas seis foram autuados, mas liberados para continuar até seus destinos. 

Antes, a ANTT tinha negado a informação que viralizou e disse que os veículos de carga passam em balanças nas rodovias, por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. "Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos". 

O SBT afirmou que "reforça seu compromisso com a verdade e ressalta que todo o departamento de jornalismo da emissora é guiado pela premissa de responsabilidade com a informação e com a sociedade". Leia a nota na íntegra: 

“O SBT reforça seu compromisso com a verdade e ressalta que todo o departamento de jornalismo da emissora é guiado pela premissa de responsabilidade com a informação e com a sociedade. 

A emissora não produz e não divulga inverdades e não tem o objetivo de politizar qualquer assunto conduzido pela equipe de jornalismo. Especificamente sobre a tragédia que assola o Sul do País, o SBT tem adotado uma postura de serviço de utilidade pública, divulgando todas as ações de auxílio às vítimas e os canais oficiais de doação. 

Em determinado momento desse trabalho, nossa equipe de reportagem constatou embaraços oficiais ao trânsito de caminhões com doações para  o Rio Grande do Sul, e assim retratou os fatos, até mesmo como forma de alerta às autoridades. A informação foi confirmada hoje pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e o resultado, inclusive, é a suspensão das multas aplicadas, o que só foi possível diante da exposição do fato. 

O objetivo da cobertura do jornalismo do SBT sobre a tragédia no Sul do País segue sendo o de ser um canal de apoio à população local, reforçando tudo o que pode ser feito para auxiliar as pessoas. Não há nem nunca houve vínculo ou objetivo político. Comprometida com a verdade, a emissora seguirá trabalhando de forma incansável para trazer informação de qualidade e credibilidade para toda a população brasileira.”


VEJA TBEM: 





Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

AS ÚLTIMAS DO BLOG @OVCSABIA

CONFIRA OS ÚLTIMOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL!

VEM ASSISTIR NOSSOS VÍDEOS, VEEEEMMM!!!

AS ÚLTIMAS DO BLOG @OVCSABIA

AS ÚLTIMAS DO BLOG @OVCSABIA

VEM VER NOSSO FEED: @OVCSABIA?

AS MAIS MAIS DO BLOG!

VEM CONFERIR OS ÚLTIMOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL: VC SABIA?

VC PRECISA VER!

AS MAIS BUSCADAS DO BLOG!

VEM CONFERIR OS ÚLTIMOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL: VC SABIA?